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O que é o Google Analytics?

21/08/2020
O que é o Google Analytics?

            É nítido o quanto o marketing digital está evoluindo, isso porque mostra resultados reais e proporciona um menor custo. Inserido nesse universo, está o Google Analytics, uma ferramenta virtual gratuita criada pelo Google, que analisa como os usuários do seu site se comportam, disponibilizando os detalhes que movimentam a sua página e que pode ser instalada em qualquer site, blog ou loja virtual. Diante disso, o objetivo é medir as ações digitais, dando ênfase aos números de acesso, ao tempo de navegação e ao que é mais acessado pelos usuários no site, dentre outros dados pertinentes que servem para aprimorar as estratégias de marketing. Atualmente, é uma das ferramentas que os profissionais de marketing mais utilizam.

            Para quem não sabe ou não tem total compreensão do que se trata o Google Analytics, ele pode parecer apenas mais um sistema de controle de visitas aos sites e blogs, mas sua funcionalidade é, de fato, uma potente ferramenta para tomada de decisões administrativas que vai muito além de contagens de acessos. As suas configurações permitem coletar informações que auxiliam no desenvolvimento e progresso do site e do conteúdo exposto, identificar formas de navegação e formas de interação.

            As plataformas de blog, por exemplo, já oferecem um serviço básico de demonstração de indicadores, porém se existe a intenção de examinar de um modo mais complexo o seu público, estas plataformas acabam deixando a desejar, fazendo com que seu site necessite de uma ferramenta de auxílio para potencializar acessos, interações, etc. Com esse suporte do Google Analytics, você encontra a solução desse tipo de problema, ainda economiza tempo, dinheiro e deixa seus clientes satisfeitos, basta saber configurá-lo.

 Vantagens do Google Analytics

Utilizar o Google Analytics, proporciona diferentes percepções que serão úteis para suas ações estratégicas de marketing de performance. Essas são apenas algumas das vantagens que a ferramenta promove:

-> Acessar a localização dos seus usuários;

-> Obter dados para calcular taxas de conversão;

-> Verificar a jornada do cliente;

-> Saber quanto tempo as pessoas levam para ler o conteúdo do seu blog;

-> Controlar quantas visitas o seu site e/ou blog obteve;

-> Saber em quais dias e horários os usuários mais interagem;

-> Observar o que pesquisam no campo de busca;

-> Criar relatórios personalizados e programados.

Relatórios para Análise

            Essa vantagem do Google Analytics oferece a possibilidade de gerar relatórios que irão mostrar cada movimento dos usuários dentro do seu site. Dentro de cada um desses segmentos que serão citados, é possível configurar da maneira que se deseja, montando gráficos e métricas para criar os seus relatórios personalizados. A partir dessas informações, será possível desenvolver melhores campanhas que contarão com uma maior personalização.

Público: Dados demográficos, geográficos e quais equipamentos estão sendo usados são informações que podem ser acessadas.  Nesse tipo de relatório pode-se analisar dados referentes a quem acessa seu site.

Aquisição: Em aquisição é permitido fazer uma análise de como seus usuários chegaram até o site, de qual botão de acesso vieram.

Comportamento: Neste tipo de relatório o acesso disponível é de quais formas os usuários estão interagindo no site.

Facilidade de uso

            Com login e senha no Google, qualquer pessoa pode ter acesso ao Google Analytics e configurar seu site e/ou blog para dar início ao acompanhamento. A própria ferramenta oferece um guia de primeiros passos e um treinamento gratuito com vídeos, auxiliando na compreensão das métricas que vão ajudar no desenvolvimento de seu site. Se o objetivo é ter um conhecimento mais aprofundado e detalhado do que essa poderosa ferramenta de marketing digital proporciona, utilizando ao máximo todos seus recursos, a melhor coisa a se fazer é uma consultoria em Google Analytics.

Como instalar o Google Analytics

Cada tipo de ferramenta possui maneiras diferentes de instalação. Para usufruir de todos os recursos que o Google Analytics oferece, é preciso instalá-lo corretamente, de forma que os dados obtidos por ele sejam reais e seguros.

- O primeiro passo para instalar a ferramenta é gerar o seu código de acompanhamento pessoal: acesse a página do Google Analytics; clique no botão “Criar uma conta” que aparece no canto superior direito ou clique em “Fazer login”, caso já possua uma conta no Google;

- Na página seguinte, crie sua conta ou efetue o login utilizando uma conta já existente, faça isso se não tiver realizado na primeira parte;

- Feito o login, irá aparecer uma nova página. Clique em “Inscreva-se”;

- Na próxima página, insira as informações de seu conhecimento para que o código possa ser criado;

- Em “O que você deseja acompanhar?”, selecione “Website” ou “Aplicativo para celular”;

- “Nome da conta”: é o nome que irá identificar a conta, como por exemplo, “Site da empresa tal”;

- Em “Nome do Website”, insira o nome do site que será acompanhado. Uma conta pode fazer a análise de vários sites, então é importante identificar corretamente para não confundir;

- “URL do Website”, aqui adicione o endereço do site a ser acompanhado;

- Na parte seguinte, em “Categoria do Setor”, não é obrigatório selecionar uma opção, porém como existe diferença na interação de diferentes setores, recomenda-se que selecione uma das opções para obter melhores insights posteriormente;

- No “Fuso Horário” também não é obrigatório, mas preencher os dados corretamente irá auxiliar a obter uma análise mais completa dos hábitos de navegação dos seus usuários;

- “Configurações do compartilhamento de Dados”, todas as configurações estão detalhadas, mas irão permitir que os seus dados sejam verificados pelo Google;

- Concluídas todas essas etapas, no final da página clique em “Obter ID de acompanhamento” para aceitar os termos de serviço e então obter seu ID. Quando aceitado, vai aparecer uma página com todos os tipos de códigos para instalação;

- Com o código pronto, o insira em seu site e comece a rastrear todos os dados;

- Para instalar o código do Google Analytics em seu site, tenha certeza de que pode editá-lo, seja na parte do código, acessar seu WordPress ou qualquer outro sistema para gerenciar conteúdos;

- Se não tiver, é necessário conseguir essa permissão, pois sem esse recurso, não obterá muito progresso, garanta que isto esteja concluído;

- Para fazer a instalação direta, vá até a página do Google Analytics e em “Acompanhamento de Website” copie o código que está dentro da caixa;

- Agora faça o login em seu WordPress ou abra o código HTML do seu site;

- Insira então o código que copiou na parte superior do seu site logo antes do código em seu HTML, é importante lembrar de inserir o código antes do fechamento da tag “head”, em todas as páginas que queira acompanhar;

- Instale plugins no WordPress, eles irão ajudar na instalação do Google Analytics, caso possua uma plataforma em WordPress;

- O WordPress irá baixar o plugin para seu site: volte ao menu de plugins, selecione o plugin que foi baixado, clique em “Ativar plugin” para finalizar esse processo, em seguida insira o código de acompanhamento.

O Google Analyticator é um dos plugins mais famosos e usados para instalar o Analytics que além de proporcionar uma instalação mais fácil, ele também permite fazer análise de todos os dados dentro do seu dashboard do WordPress.

Para instalar esse plugin, clique para conectar no Google Analytics e fazer o login, copie e cole o código de autenticação do Google Analytics, clique em salvar e continuar, agora escolha a conta do Analytics que deseja acompanhar, deixe que o Google faça o login, desça até o fim da página e clique em “salvar”.

Com o código instalado, acesse a sua conta do Google Analytics e clique em “Relatórios” no canto superior direito para dar início ao acompanhamento de dados. O tempo médio para que o Google aprove e comece a providenciar todas as informações que são necessárias é de 12 a 24 horas. Agora sim tudo pronto! Use seu Google Analytics para obter os melhores resultados para seu site e/ou blog e satisfazer seus clientes e usuários, de forma a desenvolver cada vez mais seu projeto.

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