A embalagem tem uma importância fundamental no processo de produção e comercialização da mercadoria, contribuindo para aumentar o valor percebido pelos consumidores. Ela é um painel que reúne todo um conjunto de informações, conceitos e estratégias desenvolvedoras do posicionamento da marca. Além de auxiliar na formação do público-alvo a embalagem é capaz de valorizar o produto, conferindo a ele mais profissionalismo, status, exclusividade e segurança.
Aí que entra o famoso conceito de branding. Mas o que significa esse conceito? Explicamos. Branding é um conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca em questão. Seu objetivo é justamente despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão fundamentais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço ofertado. Invista com um bom planejamento nessa estratégia de gestão da marca, pois garantimos que fará toda a diferença no resultado.
Peça a uma criança que não sabe ler para escolher entre dois produtos. Qual você acha que ela irá escolher? Ela certamente escolherá a embalagem que mais chamar sua atenção. Isso porque o design transfere elegância e características do produto para a embalagem, proporcionando um visual mais atraente e belo como representante da marca.
Você sabia que o design e a embalagem são partes integrantes de uma estratégia de marketing? A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca, além de ser um dos principais fatores que impulsionam a venda do produto. Se a embalagem não for condizente com o produto, não chamar a atenção de quem o compra, a chance do consumidor não perceber o produto é maior.
O design agrega valor aos produtos ao adequá-los de forma eficiente às necessidades e expectativas do consumidor e definir seu posicionamento correto no mercado. É necessário ter funcionalidade, identidade, personalidade, e principalmente fidelidade à marca. Um estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias) indica que 75% das empresas que investiram em design registraram aumentos em suas vendas, sendo que 41% também conseguiram reduzir os seus custos. Branding é tudo de bom, não é mesmo?
Criar embalagens exclusivas para diferenciar cada tipo de produto é mais do que necessário. Num mundo visual, a aparência conta muito para chamar a atenção. Com as embalagens não seria diferente. A embalagem precisa ser um ícone do produto. Por exemplo, ao ver uma garrafa da Coca-Cola, você não irá confundir com um refrigerante de marca diferente.
Essa identificação rápida do consumidor que é o grande “x da questão”. Pense em receber em casa um produto comprado pela internet, bem embalado e com um cartãozinho impresso com o seu nome e uma mensagem personalizada para você. Super legal, né? A customização pode e deve ser usada como estratégia de marketing, afinal, ela melhora ainda mais a experiência do cliente com sua marca.
Agora, imagine uma empresa que se preocupa com o meio ambiente? Mais do que necessário, não é mesmo? A sustentabilidade ambiental é um ponto muito importante na hora de pensar na embalagem do produto. Elas precisam ser seguras, de manuseio fácil, bonitas e customizáveis para cada cliente, e claro, respeitar e preservar o meio ambiente.
Fazer uso de materiais reciclados para a criação de produtos é pensar com carinho no planeta terra e ser uma empresa consciente acima de tudo. Algumas marcas são tão amigas do meio ambiente que levam esse assunto à risca. Elas pensam em como o cliente pode reutilizar aquela embalagem de maneira útil e criativa para evitar que sejam descartadas, por exemplo.
Você pode notar ao decorrer desse texto, que o processo de criação de uma embalagem precisa ser bem pensado e é complexo, uma vez que precisa ser levado como uma estratégia de marketing. Afinal, uma embalagem bem pensada, faz com que o cliente volte a comprar o produto novamente. Desperte sensações em seus clientes, use de forma bem pensada o branding da sua empresa e torne-a mais atrativa. Conecte-se com o seu público.