Criar uma marca é criar uma personalidade. Ela será o ativo mais importante para sua empresa. Por isso, invista um tempo para seu processo de criação. Uma vez criada de forma assertiva, ela irá gerar identificação, diferenciação e valor ao seu negócio. Fazendo um breve comparativo, sua marca será a assinatura da sua empresa.
O objetivo aqui é fazer com que seu cliente ao simples fato de ouvir falar o nome do seu negócio automaticamente consiga visualizar as cores, formatos e/ou escrita da mesma. Entendeu como ela é importante? É preciso possuir um diferencial.
Agora que você entendeu melhor sua importância, eis a questão: como criá-la? Nós da Lovatel construímos sua marca após adquirirmos um profundo conhecimento sobre seu negócio e da definição do propósito pré-estabelecido. Depois de contratar nossos serviços, o próximo passo é conhecer o lugar da marca no mercado, isto é, deve-se analisar o cenário em que ela será criada e cultivada. Conhecer sua área de atuação, seus concorrentes, fornecedores e clientes.
Entendendo essas questões, ressaltamos que a marca é construída pelas pessoas que trabalham nela. Qual a natureza de funcionamento da sua empresa? E suas qualidades? Ela deve estar alinhada com o comportamento de quem faz a empresa, seu DNA. Definir o valor e o propósito da sua marca.
Definido tais critérios citados acima, chegou a hora de desenvolver o tão esperado design da marca. Sua representação gráfica ficará bem mais clara após estabelecer os passos anteriores. Assim, ela irá comunicar as promessas e valores da sua empresa fazendo uso de uma linguagem e referências adequadas.
Considere alguns aspectos:
- Originalidade;
- Beleza;
- Elementos do conceito;
- Sistema de identidade;
- Pregnância;
- Linguagem gráfica do seu nicho de atuação.
Junte tudo o que foi criado até agora e você obterá o que chamamos de pontos de contato, isto é, a materialização de tudo o que foi pensado/criado até então. São as formas de comunicação da sua empresa com seus clientes, como seu cartão de visitas, um catálogo, o site da empresa, as redes sociais, entre outros.
Aqui o foco é mirar no público que você quer atingir. Um exemplo: imagine que o seu produto é voltado para um cliente que defenda o uso mais consciente dos recursos naturais e você resolve criar um material impresso. Sem coerência, certo? Nesse caso, o foco seria em produção de conteúdo on-line ou em usar insumos recicláveis, por exemplo.
Por fim, mas não menos importante: invista no engajamento da sua marca. Seja visto, seja lembrado. Pratique o networking, inclusive no ambiente digital também. Planejar ações periódicas para manter sua marca viva e na mente do seu público é crucial. Fidelização que fala né? E aí, conseguiu entender melhor todo o processo por trás da criação de uma marca? Complexo né? Conte com a Lovatel Agência Digital e confie seu negócio a quem têm experiência no mercado.