Para sobreviver à crise social causada pela pandemia do novo coronavírus, pessoas estão tendo que mudar os seus hábitos de consumo e as empresas obrigadas a mudar as estratégias de venda. Como tudo foi muito repentino, muitas ações de marketing se mostraram equivocadas, mas várias tentativas valeram para adquirir conhecimento e experiência.
Sabendo de tudo isso, o que muda no marketing digital? Toda a situação ainda é muito nova, sendo difícil estabelecer uma espécie de guia para acertar nessa situação. Porém, a partir da análise do comportamento do consumidor, conseguimos extrair informações muito valiosas que podem colaborar no planejamento das estratégias.
Um estudo intitulado “Confiança nas marcas e a pandemia de coronavírus”, elaborado pela Edelman, aponta dados muito úteis para nos guiar por esse novo caminho. Ao que tudo indica, neste momento, os produtos foram deixados em segundo plano. O que importa é como a marca ajuda a sociedade. Ou seja, mais do que nunca, é hora de apostar no marketing de propósito, em meio digital.
85% das pessoas desejam que as marcas utilizem sua influência para educar as pessoas em relação ao novo coronavírus. Portanto, pode ser o momento de deixar o anúncio de preços baixos de lado e focar em um marketing de conteúdo relevante socialmente. Mesmo sendo muito difícil inovar nessas iniciativas, as empresas devem deixar clara a preocupação, evitando passar a impressão de que estão tratando do assunto apenas por obrigação.
Além disso, 46% dos brasileiros entrevistados começaram a consumir alguma marca por conta do modo como ela lidou com a pandemia. A situação contrária também acontece: basta ver as ondas de boicote propostas contra empresários que se manifestaram contra medidas cientificamente eficientes ou que realizaram demissões em massa.
Caso o seu produto não seja algo essencial e básico, o momento é de atrair um público pensando no futuro. Dados do portal Guia55 mostram que, com a crise, a tendência é os produtos não essenciais ficarem em segundo plano. Mas, é importante levar em conta que muito mais gente está passando mais tempo na internet, então criar conteúdos de qualidade pode fazer com que muitas pessoas se conectem à sua marca agora e virem clientes fieis depois que o pior passar.
Qualquer erro de estratégia em um momento tão sensível pode ser fatal. Demonstrar despreocupação ou tomar atitudes erradas pode fazer com que uma marca perca para sempre a confiança da população. Por isso, é ainda mais importante investir em um serviço especializado, capaz de analisar todas as transformações pelas quais estamos passando.
Lembre-se que o número de pessoas que recorre à internet na hora de comprar vai aumentar muito e o número de empresas com presença virtual também. Portanto, estabelecer estratégias eficientes de marketing digital durante a pandemia pode ser o ponto chave para o sucesso ou fracasso de uma empresa no mundo pós-crise.