E você, já entrou na onda do Tik Tok? - Lovatel Agência Digital
Lovatel Agência Digital

Blog

E você, já entrou na onda do Tik Tok?

26/02/2020
E você, já entrou na onda do Tik Tok?

O TikTok é um aplicativo que conta com vídeos curtos com música e filtros divertidos. Muito popular entre os jovens, ele iniciou na China em 2016 com o nome de Douyin e logo se tornou uma das redes mais utilizadas no país. Em 2017, os filtros que permitem que o aplicativo funcione na China foram removidos para que o mesmo pudesse funcionar em outros países, mas foi ao final do ano, quando a ByteDance, responsável pelo desenvolvimento do TikTok, comprou o app Musical.ly, que era similar e crescia em popularidade nos EUA, que o TikTok teve um crescimento significativo. Atualmente, o aplicativo conta com mais de 1,5 bilhão de downloads, ultrapassando o Instagram. 

Ok, mas o que é esse app, como funciona e vale a pena baixar?

Simples de utilizar, ele é basicamente um app de vídeos curtos e engraçados. Você baixa ele na Play Store ou na App Store, e a partir daí, já pode curtir o conteúdo disponível, sem precisar criar conta. Com uma inteligência artificial, o TikTok já mostrará conteúdos relevantes para você, cujos quais você pode personalizar seguindo contas e hashtags especificas.

Na tela inicial você pode navegar pelo conteúdo, onde os vídeos aparecerão e você pode deslizar para cima para passar para o próximo. No topo tem as opções “seguindo” que vai mostrar apenas vídeos relacionados as contas e tags que você segue, e ao lado, “para você” que conta com o conteúdo sugerido relevante para você.  Já na lateral inferior direita, você encontra os ícones para visualizar o perfil, curtir o vídeo, comentar, compartilhar e ainda um “vinil” rodando que dá acesso a trilha sonora do vídeo tanto quanto outros vídeos com a mesma.

Já na parte inferior, está o menu, oferecendo nessa ordem: “início”, “descobrir, gravar vídeo”, “caixa de entrada” e “Eu”.  Como a tela inicial já foi mencionada, vamos falar sobre as outras. Na tela “descobrir” você terá algumas sugestões de hashtags para seguir, mas também poderá pesquisar seus interesses.

Agora, na aba de gravar vídeo, entra um detalhe importante. Você pode acessar todos os vídeos do aplicativo sem precisar de uma conta, mas a mesma se torna necessária para criar um vídeo. Conta criada, na tela de vídeo você dispõe de uma tela que auxilia na criação e edição dos mesmos de maneira simples. Na lateral direita, os ícones para inverter a câmera, para alterar a velocidade do vídeo (mais lenta ou rápida), filtros, embelezamento, temporizador e flash. Já na parte inferior temos um botão para efeitos, botão de gravar e botão para upload de conteúdo. Mais abaixo você encontra as opções de vídeo de 60s, 15s ou MV onde seguindo alguns layouts prontos, você pode criar vídeos com suas fotos. Já na caixa de entrada você encontra mensagens de outros usuários e na tela “Eu” é onde você edita seu perfil, encontra ou convida amigos para o app.

Por ser um aplicativo de fácil utilização com layout e utilização simples, O TikTok está cada vez mais popular no Brasil, sendo que grandes influenciadores do Youtube, criaram conta no aplicativo e já passam de 200 mil seguidores. O aplicativo funciona como outras redes sociais permitindo a interação entre usuários, curtir os vídeos, comentar, e seguir o autor. Dessa maneira, ela fica lado a lado com os populares Instagram, Facebook e Twitter.

Atualmente estão desenvolvendo ferramentas para que seja possível utilizar o TikTok como veículo de marketing para a empresas, porém, o mesmo ainda está disponível em apenas algumas regiões. Até a liberação total, empresas podem tentar alcançar usuários com conteúdo personalizado e otimizado para aparecer na aba “para você”, mas alguns fatores muito importantes a serem levados em conta: que o público-alvo presente na plataforma é em sua maioria jovem, o conteúdo precisa ser produzido com bastante objetividade e precisão para que o target seja alcançado o mesmo, e, enquanto os anúncios não estão liberados para todas as localidades, não existem ainda ferramentas que possam mostrar os resultados com maior precisão.

Veja Também