Nunca é tarde demais para criar coragem, tomar iniciativa e começar o seu negócio. Encarar um mercado desconhecido (ou até mesmo conhecido, dependendo de sua situação), superar novas barreiras e conquistar o seu lugar nesse meio é uma tarefa árdua, mas plausível para todos que ousam na arte do empreendedorismo. Você deve saber que toda ajuda que possa te ajudar a prosperar pode ser útil nesse processo. Então, para sua alegria, estamos aqui para isso. Hoje não basta apenas inserir-se no mercado, mas é de suma importância que você tenha uma presença digital também, já que esse universo já é natural aos brasileiros. Por isso, hoje listaremos para você alguns itens essenciais para que você comece muito bem nesse grande mercado que é a Internet.
Um website é mais do que indispensável, se é que podemos dar essa classificação. O que queremos dizer é que sua casa na internet é seu site. Nele você pode mostrar para seu cliente (ou possível cliente) do que sua empresa se trata, quais seus serviços e deixar uma brecha para que seu visitante possa estabelecer um contato com você. Lembre-se: um bom site já é um passo à frente da concorrência. Você pode saber um pouco mais disso nesse nosso outro post aqui. E claro, ele deve ser responsivo (se adaptar a todos os dispositivos). Falamos sobre isso aqui.
Chega de subestimar o Facebook. Praticamente todo mundo está no Facebook. E quando eu digo praticamente todo mundo, isso passa de 80% dos internautas brasileiros. Consegue imaginar isso? De cada 5 brasileiros na internet, 4 usam o Facebook. A rede social de Mark Zuckerberg é uma mina de ouro para quem sabe como usá-la, afinal, ela também é personalizada para quem quer usá-la para negócios, uma área na qual a empresa americana dá muita prioridade. Por isso, crie uma página para sua empresa, faça postagens regulares (com conteúdo de qualidade e não só propaganda) e interaja com seus fãs. Assim você começa a gerar engajamento e carinho pela marca.
O algoritmo do Google parece mágico. Mas assim como qualquer item matemático, ele tem suas manhas, afinal, eles precisam ganhar dinheiro, não é mesmo? Por isso que pagando um certo valor, escolhendo as palavras certas e otimizando da maneira correta, você pode fazer que o nome da sua marca, inicialmente lá além da 10ª página de resultados, possa chegar à primeira página e aparecer na hora quando alguém busca pelo seu serviço. Esse processo é feito pelo Google AdWords. Não é apenas pagando que seu nome irá aparecer, então lembre-se de entrar em contato com alguém que sabe o que faz, afinal, muita gente está pagando por isso, a diferença está em executar o serviço da forma correta.
Essa é a introdução para você que quer inserir o seu negócio no mundo digital. Gostou? Opine nos comentários! Mantenha-se ligado no nosso blog para mais dicas.