O marketing viral é responsável por tornar um conteúdo conhecido por meio de compartilhamentos e engajamento do público.
Apesar desta não ser uma estratégia complexa, o marketing viral sem dúvidas, é um meio muito interessante de repercutir uma marca, agregando maior valor a ela.
Ele pode ser feito por empresas de todos os portes e em qualquer localidade, pois é uma estratégia composta de algum tipo de elemento que seja facilmente replicado pelo público, tal como:
Por isso, o marketing viral é bastante abrangente, alcançando cada vez mais pessoas de maneira rápida e espontânea.
O marketing viral pode ser realizado para os mais diversos tipos de segmentos, como o de uma desentupidora 24 horas que deseja se tornar mais conhecida no seu estado e foca na criação de uma campanha de marketing em que transforma o seu número de telefone em jingle.
Isso faz com que as pessoas se lembrem rapidamente do nome da empresa, e busquem seus serviços quando desejarem.
Por isso, o marketing viral é uma ferramenta amplamente usada por empresas, e pode ser feita de diversas maneiras. Algumas delas serão abordadas no decorrer deste texto.
Assim como em qualquer projeto, o marketing viral comporta uma estrutura interna, que deve ser bem montada para que ele possa se realizar de um modo mais organizado.
É possível dividir a estrutura em quatro etapas principais:
Primeiro, é preciso criar o conteúdo viral, que pode ser feito em vídeo, imagens ou em outros formatos de mídia.
Ele deve ser pensado de modo a atingir ao público-alvo do negócio, além de ser preciso levar em conta qual é o objetivo desse material.
Por exemplo, se uma empresa de móveis planejados deseja criar uma campanha de marketing viral, ela deve pensar o que planeja alcançar, e qual é o público que quer atingir.
Desse modo, ela pode criar uma campanha que torne um closet sob medida a principal atração, criando uma peça engraçada e que seja marcante. Mas ela também deve pensar que só vai adquirir um produto como esse as pessoas que possuam um imóvel, e que desejam mobiliá-lo.
Por isso, é preciso desenvolver um bom material, que comporte esses dois elementos fundamentais.
Depois, é preciso pensar no esquema de distribuição desse conteúdo. Ele será transmitido apenas nas redes sociais? Ou será adaptado para comerciais em emissoras de televisão ou rádio? Vai ser reproduzido em mídia impressa?
Todas essas questões são importantes e precisam ser discutidas para se chegar a uma conclusão prática, e finalmente investir na implementação do conteúdo.
Quando a peça já estiver rodando nos meios de mídia escolhidos, inicia-se um novo processo conhecido como acréscimo.
Se, por exemplo, uma marca famosa de ração para animais criou uma campanha viral sobre um novo produto, após passar pelas etapas de planejamento e implementação, ela precisa investir em complementos para essa campanha.
Isso pode ser feito utilizando imagens que lembram o conteúdo do material viral, como um expositor de ração para pet shop sendo abastecido com o produto, ou um vídeo breve que apresente um cachorro se alimentando, e outras pequenas peças que façam o conteúdo estar constantemente em evidência.
Essas etapas compõem a estrutura de uma peça de marketing viral, de modo a tornar um produto/serviço mais conhecido pelo público, de forma espontânea.
Depois de conhecer a estrutura responsável por tornar uma campanha mais famosa, é preciso investir em pequenas estratégias que podem ser fundamentais para transformar uma peça em um case de sucesso.
Qualquer tipo de conteúdo viral para se tornar realmente viral, precisa ser disponibilizado gratuitamente, ou seja.
Mesmo que a empresa decida investir na confecção de um material de baixo custo de aquisição, torná-lo gratuito garante que ele seja acessado por um número ilimitado de pessoas.
Deixar um material exposto de maneira gratuita é o primeiro ponto. Depois, disponibilizá-lo em canais de transmissão comuns é outra estratégia essencial.
E nada melhor do que as redes sociais para isso.
Uma campanha de locação de mesa para festa infantil pode ser facilmente compartilhada em diferentes páginas do Facebook, por exemplo. Mas se ela for feita em uma revista regionalizada certamente será rapidamente esquecida.
É importante lembrar que apesar das redes sociais oferecerem diferentes formatos de anúncios pagos, o marketing viral acontece de maneira gratuita, pois desta maneira consegue atingir diferentes pessoas.
Por isso, promover uma campanha de marketing viral nas redes sociais faz muito mais sentido do que promovê-la em canais de publicidades pagos.
Peças publicitárias que despertem a emoção das pessoas são as que mais alcançaram bons resultados.
Isso porque as pessoas costumam se lembrar com mais facilidade de situações cotidianas que marcaram de maneira especial um determinado momento. Mesmo que seja por meio de sentimentos como medo ou espanto, as emoções são parte da estrutura humana.
Por isso, uma empresa que vende modelos diferenciados de kit churrasqueira pré-moldada consegue focar em uma campanha mais emotiva, remetendo momentos felizes, engraçados e especiais de uma família em um dia de lazer.
Esse tipo de formato é bastante eficiente, e costuma ser um dos elementos essenciais nas grandes peças de marketing viral.
Levando em conta a dica anterior de investir em campanhas que mexam com a emoção dos espectadores, uma das estratégias de campanhas mais marcantes envolvem o uso da narração de uma história.
As propagandas comuns, que fazem um breve anúncio de um determinado produto, são facilmente esquecidas pelo público. Isso porque elas não remetem a algo diferenciado ou especial, e podem apresentar um formato batido, que não desperta o interesse das pessoas.
Por exemplo, ao produzir uma campanha viral que aborde o tema do gerenciamento de resíduos industriais é indicado que o conteúdo ofereça uma estrutura mais completa. Pode remeter ao início da abertura de uma fábrica, onde processos foram sendo aprimorados com o passar dos anos e a preocupação com o meio ambiente foi se tornando um dos focos do estabelecimento, que investiu em diferentes meios de gerenciar os resíduos industriais.
O marketing viral também deve ter foco na promoção da marca. Ele é capaz de tornar seu negócio mais conhecido, com rapidez por meio de uma campanha.
Exemplo disso, pode ser uma empresa que fabrica porta de aço de enrolar. Em seu planejamento, ela pode utilizar uma peça de marketing para tornar a sua marca mais famosa.
Essa estratégia pode ser feita usando ferramentas no anúncio que mencionem o nome da empresa, fazendo com que ele seja lembrado por meio de uma rima ou jingle.
Essa estratégia faz com que a marca ganhe maior visibilidade e importância para o seu público, fazendo com que ela esteja mais presente na rotina das pessoas.
A mesma campanha que foca no fortalecimento de uma marca pode apresentar um produto/serviço que a empresa ofereça.
Isso faz com que as pessoas entendam que, por trás de uma marca de grande relevância no mercado, exista a prestação de um atendimento de qualidade, que certamente foi responsável por torná-la mais evidente.
Agora, imagine empresas de consultoria ambiental, este tipo de negócio pode focar em uma peça de marketing viral que conte a sua trajetória de maneira instigante, e que traga um breve resumo de seus serviços.
Certamente, ao pensar em uma empresa desse segmento, uma pessoa que viu a campanha lembrará rapidamente da marca, e buscará saber mais sobre ela e sobre os seus serviços.
Por isso, as campanhas de marketing viral são pensadas para atingir a um grande número de pessoas, se espalhando pelos meios de comunicação mais comum de maneira orgânica e abrangente.
Desse modo, elas alcançam diferentes tipos de públicos, e faz com que as pessoas se lembrem daquela peça, mesmo com o passar o tempo.
Sendo assim, elas podem ser estratégias de fortalecimento de uma marca mais eficientes, garantindo assim o sucesso de uma empresa de maneira ampla e durável.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.