Nossa sociedade atual é marcada por uma necessidade intensa de consumo, seja por mercados internos ou mercados externos, conduzindo os indivíduos a pensarem e desenvolverem cada vez mais ações estratégicas que sejam assertivas no âmbito empresarial. Diariamente o consumidor é bombardeado com novas e variadas opções de produtos e a pergunta é: O que leva esse consumidor a adquirir determinado produto de uma determinada empresa? O que difere a sua empresa das demais que estão no mercado? O Branding, além de todo seu processo técnico para promover seu negócio, faz você refletir e pensar profundamente no que, de fato, sua empresa é e quer representar ser.
Branding, ou gestão de marcas, é o conjunto dessas ações estratégicas de marketing que tem como objetivo deixar a marca mais conhecida e desejada. Refere-se a identidade da empresa, que precisa ser única e original em todos os pontos de contato, propiciando ligação com os interesses e necessidades do público-alvo. Branding é a visão que o cliente tem da sua marca e não o que você gostaria que ela fosse. Essa técnica é uma forma de administrar e aperfeiçoar suas estratégias, mas não do jeito normal e rotineiro, é necessário fazer um planejamento a longo prazo, criar e gerenciar a marca para obter os resultados desejados e potencializar a percepção da sua empresa na mente dos consumidores.
O Branding analisa o conceito de que uma marca precisa ser pensada e planejada, estruturada, gerida e promovida. Essas etapas são essenciais para realizar o trabalho de gestão de marcas, objetivando garantir que sua persona entenda o seu posicionamento, garantir que o seu negócio vai evoluir de maneira inteligente e contínua, sempre lembrando do que sua marca é e de como quer ser vista. Esse processo requer menos propaganda e sim, mais conexão emocional com a mente e coração do seu consumidor.