Growth Hacking é um método usado para potencializar o crescimento rápido e eficaz de uma empresa. Segundo sua tradução, deseja quebrar as regras e encontrar caminhos que ainda não foram explorados. É de fato para sair da caixa, através de muita análise e conhecimento das ferramentas de marketing, Growth Hacking é uma espécie de ingrediente especial para agregar nas estratégias de marketing, auxiliando na definição de ações e potencializando resultados.
Growth Hacking é o responsável que possui a função de promover a conexão entre os produtos da empresa e o público alvo, tendo em vista sempre o crescimento constante, o crescimento de forma escalável dos negócios, sem que o uso de recursos para tal não cresça na mesma intensidade. Sendo assim, esse profissional deve ter amplo conhecimento de tudo que envolve o mercado, desde a própria empresa e o seu produto, das empresas concorrentes e até do perfil de consumo de sua persona.
Para utilizar desse método é essencial saber o que o cliente quer, saber onde ele mora e a linguagem utilizada por esse cliente. Delimitar um público, não aplicar a ideia de que seu produto é “para todo mundo”, estabelecer um perfil de cliente e reunir suas características mais marcantes. Ficar antenado no que as empresas estão fazendo dentro do mercado, ter como inspiração empresas bem sucedidas que utilizam do Growth Hacking e propor ideias que possam ser aplicadas na sua empresa são atitudes que, com certeza, trarão resultados positivos.
No mercado atual, muitas empresas e instituições se deparam com a inércia, atingindo um ponto em suas estratégias que parece prendê-las sempre no mesmo lugar, conduzindo-as a procurar incessantemente por uma solução. O que não é nada fácil, pois tudo parece não trazer novas ideias. É por isso que o Growth Hacking vale à pena. Invista em testes e experimentos, objetivando melhorias na sua empresa em curto prazo.