A plataforma do Pinterest é formada, basicamente, por “pins” e “boards”. O termo “pins” refere-se a cada um dos posts publicados na rede social, o segundo termo representa uma “pasta” de pins que são compartilhados nos servidores. Essas pastas podem ser privadas ou públicas, sendo que o usuário tem a opção de permitir que somente os amigos que estão conectados vejam os itens. É uma boa fonte de inspiração em forma de imagens. Essencialmente, é uma ferramenta que compartilha imagens e apresenta uma diversidade de assuntos como fotografias de moda, imagens de paisagens, artesanatos, decoração, textos, entre outros.
O principal objetivo da rede social é ajudar os usuários a fazerem o que gostam e para isso, o Pinterest segue diretrizes para nortear o trabalho produzido. Entre elas estão a segurança, respeito ao direito de propriedade intelectual, privacidade e qualidade. Apesar de possuir um menor número de usuários, é indiscutível a fidelidade do público aos recursos disponibilizados. Pinterest é também um meio para criar conexão de interesses ao puro estilo de um colecionador.
Com a intenção de expandir os negócios, a companhia criou o Pinterest Labs, a qual reúne pesquisadores, cientistas e engenheiros para o desenvolvimento de aprendizado de máquina e inteligência artificial. Reconhecimento de imagem, modelagem de usuários, sistemas de recomendação estão sendo diariamente analisados e aprimorados. Para se tornar um usuário nessa rede social, deve-se criar uma conta e preencher os dados pessoais. Cada rede social tem uma funcionalidade própria e o Pinterest acrescenta a criatividade de forma notável. Na verdade, é um bom meio para poder compartilhar uma paixão que se conhece.