Você já ouviu falar em PITCH? - Lovatel Agência Digital
Lovatel Agência Digital

Blog

Você já ouviu falar em PITCH?

09/04/2019
Você já ouviu falar em PITCH?

Pitch é uma apresentação rápida que tem a finalidade de convencer alguém, basicamente, podemos dizer que é um discurso de venda que pode ser feito de modo verbal ou de modo digital. Se você deseja impulsionar os negócios da sua empresa ou startup, o Pitch é uma boa estratégia para alcançar seus objetivos. O primeiro passo é conhecer bem a sua empresa, os propósitos que deseja alcançar e quem você quer atingir, a partir disso é necessário elaborar um discurso de venda de 3 a 10 minutos de forma clara para o seu público-alvo. É uma técnica muito usada por empreendedores que desejam apresentar novos projetos e novas ideias para investidores, mas pode ser utilizada para qualquer tipo de apresentação quando sua intenção é persuadir alguém para comprar ou utilizar determinado produto ou serviço.

É importante lembrar que para quem está no processo de inserção no mercado de trabalho, até mesmo troca de carreira, fazer o seu próprio Pitch vai ajudar muito na apresentação de suas ideias para entrevistadores e a encontrar oportunidades de emprego. Para agregar na construção de um Pitch, pode ser usado uma técnica que se chama Storytelling, onde você destaca os pontos altos da sua carreira e faz um feedback do que aprendeu com as experiências que teve.  Uma das formas mais utilizadas, é o chamado Elevator Pitch. A famosa dinâmica possui esse nome por ser apresentada para investidores ou influenciadores de maneira muito rápida, eficaz e impactante, geralmente o tempo estimado é de 30 segundos até 2 minutos, é uma espécie de conversa de elevador para realmente vender o seu peixe. Para fazer o Pitch digital pode ser usado PowerPoint ou Prezi, cada slide deve ser curto, adequado e coerente.

Simplificar as informações é essencial para facilitar a compreensão de quem vai ler o conteúdo. Apresente resultados do seu negócio, uma dica é utilizar gráficos que mostram as vantagens e desvantagens do seu produto em vários quesitos. Quase no fim da apresentação faça previsões, mostre uma base de clientes para os próximos anos, o faturamento, etc. Procure não ser muito otimista, pois poderá transparecer que está tentando enganar alguém. Para finalizar com tudo, relembre o benefício que seu produto ou serviço trará a seus usuários. Use frases de efeito junto com o slogan e resumo do seu projeto. Um roteiro bem planejado, organizado e inovador na hora de construir o seu Pitch, com certeza lhe proporcionará bons resultados.

 

Veja Também