Mais do que um desenho bem feito ou a escolha de cores harmônicas, a identidade visual de uma marca determina a maneira como seu público irá se relacionar com ela. O logotipo e os recursos gráficos empregados representam um conjunto de símbolos e valores que se adequam ao seu modo de interagir com os clientes e de expressar seus valores e objetivos.
Dados da pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute revelam que 51% dos profissionais de marketing concebem e encaram a criação de elementos visuais como prioridade máxima em seus trabalhos. Isso porque ela deve ser considerada como o “cartão de visitas” da empresa, ou seja, a ferramenta do primeiro contato que muitas pessoas terão com a marca e, consequentemente, a responsável pelo impacto da primeira impressão.
Atualmente, um dos maiores desafios do marketing é em relação ao branding, que representa a estruturação e a exposição da identidade da marca. A identidade visual é o primeiro elemento a ser exposto, sendo essencial para captar a atenção dos públicos e proporcionar sua identificação”, explica Gilnei Silva, designer gráfico e responsável pela construção de identidades visuais do Estúdio Gilnei Silva.
Para o empresário, valores e posicionamentos se expressam de diversas formas, sendo fundamental encontrar padrões de cores, desenhos e modelos que se alinhem aos gostos de seus clientes. “A identidade visual deve ser a primeira pista sobre tudo o que a empresa é; não significa que ela traz tudo o que precisa ser dito, mas sim sinaliza para o fato de que existe uma identidade vasta e complexa atrelada à empresa. Podemos ver essa importância em diversos casos.”, aponta.