As mídias sociais ocupam um grande lugar dentro da conquista de espaço mercadológico de uma marca, sendo considerada por muitos autores uma das novas bases fundamentais para a construção de branding e relacionamento com o cliente final, deixando assim de ser um mero coadjuvante em uma marca.
Toda a comunicação voltada ao seu público-alvo no meio virtual deverá ser direcionada para que a mesma possa gerar retorno de forma mais eficiente. Neste contexto, estudos clássicos do Marketing de Comunicação são adaptados para a área digital, agregando novos conhecimentos como algoritmos virtuais e viralização de conteúdo.
Ao contrário do que muitos empresários pensam, a importância de um profissional de marketing de social media é fundamental dentro de uma empresa de publicidade ou que trabalhe paralelamente com esta.
Uma atividade não anula ou supre a outra, muito pelo contrário, somente a união destes dois tipos de profissionais irá gerar um conteúdo relevante ao seu público alvo, onde, em um cenário perfeito, o profissional de publicidade recebe o briefing e orientações constantes do profissional de social media. Quando cada profissional trabalha dentro de sua área gera-se a possibilidade de retornos maiores e coesos tanto do contratante quando do público alvo em si.