Desde o início da internet, os serviços de conversa por meio de mensagens instantâneas são populares. Hoje em dia temos o Messenger do Facebook e o WhatsApp (que também é do Facebook), é claro, como os líderes nesse quesito (com uma menção honrosa ao Skype). Esses aplicativos são muito úteis para a nossa comunicação pessoal e também podem ser aproveitados para uso profissional. Hoje falaremos especificamente do WhatsApp.
Em fevereiro de 2016, o WhatsApp chegou à marca impressionante de 1 bilhão de usuários. No Brasil, é o mensageiro mais popular, de longe. Para uso profissional, porém, é sempre bom tomar alguns cuidados para garantir que a comunicação com os seus clientes seja feita da maneira certa e de uma maneira que não sobrecarregue os serviços da sua empresa. Confira agora algumas dicas nossas para você que usa ou que quer começar a usar o WhatsApp na sua empresa para se comunicar com seus clientes:
Uma pessoa deve ficar responsável pelo controle do WhatsApp da empresa. É muito importante que essa pessoa tenha um domínio da língua portuguesa (não precisa ser formal demais, só não pode cometer erros básicos) e que seja uma pessoa com paciência e empatia para lidar com as perguntas e solicitações do cliente. Além disso, faça com que essa pessoa tenha acesso fácil a todos dentro da sua empresa, afinal, ela não sabe de tudo. O que ela puder responder, ela responde, mas às vezes você vai se deparar com casos mais técnicos que precisam envolver alguém mais especializado da área. Nesses casos, o responsável pelo WhatsApp precisará entrar em contato com essa pessoa para sanar a dúvida do cliente. Está aí a explicação do porquê se precisa de um acesso fácil aos outros.
Caso você ainda não saiba, o WhatsApp está disponível para a web e lançou sua versão para desktop também. Você pode enviar imagens, arquivos, vídeos, emojis, áudios, ou seja, praticamente quase tudo que você consegue fazer pelo celular. Por que continuar usando só pelo celular se há toda essa praticidade de usar pelo computador? Descomplique! É bom lembrar que você ainda precisa estar com o celular conectado na internet para que o aplicativo funcione no computador.
WhatsApp é ótimo para sanar dúvidas repentinas dos clientes e manter uma comunicação mais próxima com o mesmo, mas nunca se esqueça que ele não vai ser a solução para tudo em comunicação na sua empresa. Algumas coisas continuam a ter o seu lugar e importância. Por exemplo, o e-mail continua sendo muito importante e é vital para mandar informações oficiais, publicidades gerais e principalmente, manter as conversas registradas de uma maneira mais formal. Em outros casos, ligar para o cliente resolve a situação mais rapidamente. Em algumas outras situações, talvez haja a necessidade de visitar o cliente para que se resolvam as pendências. O importante é que você entenda até onde você deve usar o WhatsApp e a partir de que momento é melhor buscar um outro caminho.
Com essas pequenas dicas você já pode começar a implementar o WhatsApp nos meios de comunicação da sua empresa com seus clientes.