Quem trabalha com blog ou e-commerce com certeza já se perguntou: como faço para que meu site seja visualizado em meio a tanta concorrência na web? De fato, a rede mundial de computadores está cada vez mais entupida de produtos e serviços e aparecer entre os mais procurados exige cada vez mais paciência, estudo e técnica. Tendo em vista a importância que é ser encontrado nos meios digitais, em especial no Google, separamos três dicas para você começar a meter a cara e quem sabe ficar famosinho por lá:
Você pode ser encontrado de três formas, aqui vamos tratar da primeira, que é a orgânica, também chamada de gratuita, mas que exige que o seu negócio tenha a dita da relevância. O Google é inteligente, quando você faz uma busca ele sempre traz por primeiro aquilo que é relevante, ou seja, aquilo que está se destacando. Ele faz isso através de seu algoritmo secreto (matemática pura), selecionando assim do mais relevante até o menos. Se você não quer investir no momento, aqui o que vale é ter conteúdo de qualidade. Uma dica: tente se destacar, seja no texto, nas imagens, no layout, na forma de entregar, etc. Criatividade conta muito aqui! Ter bastantes cliques é outro fator fundamental para aparecer em primeiro lugar nas buscas orgânicas do Google. Compartilhar o seu site nas mídias sociais, orientando as pessoas a clicar e navegar por ele irá ajudá-lo nas buscas orgânicas.
Agora se você quiser liberar uma verba as coisas podem se tornar um pouco mais fáceis. Já ouviu falar em Google AdWords? Pois bem, ele é um serviço que ajuda empresas e pessoas a fazerem o seu negócio ser visualizado nas buscas, com base nas “palavras-chave”. Por exemplo, vamos supor que seu e-commerce trabalha com flores e você irá investir em AdWords. Aqui entra o estudo e a técnica. Faça uma lista de palavras-chave com base nas possíveis buscas que as pessoas fariam no Google: comprar flores, site de comprar flores, flores para comprar e etc. Se você tiver variedades de flores, insira os nomes também junto das palavras-chave. Por resumo, é assim que essa plataforma funciona: quando alguém digita alguma palavra-chave que você colocou no AdWords, o seu anúncio será acionado. Fácil, não é? Depende. (Aqui entra a técnica). Nessa segunda dica, tudo vai depender da assertividade das palavras, da qualidade dos anúncios e do total do valor investido, além de claro, de ter um profissional que possa lhe ajudar em todas essas nuances da plataforma.
Por fim, essa terceira é bem legal para ajudar a promover os seus negócios. Você pode anunciar seu e-commerce dentro de outro site ou blog que possua um conteúdo semelhante ao produto ou serviço que você está vendendo. Por exemplo, você tem uma loja online que vende games e o seu público-alvo que, na maioria, são os adolescentes. Você pode estar criando anúncios para colocar nos espaços de publicidade de portais que dão dicas sobre games. Funciona assim: quando o seu potencial comprador acessa esse portal para ler notícias, artigos ou dicas sobre o que lhe interessa, ele também irá visualizar a sua promoção dentro do espaço publicitário. E ao clicar, será redirecionado ao seu e-commerce. Aqui os preços podem variar, dependendo da posição do seu anúncio dentro desse portal (direito, esquerdo, superior, central ou rodapé). A posição e forma do anúncio podem interferir se o usuário irá clicar ou não, aí também vale o estudo!
Todos esses processos irão depender de uma série de fatores que você terá que levar em consideração e que te trarão resultados a longo prazo. Gostou das nossas dicas? Comente aí!