De alguns anos pra cá, o Email Marketing vem figurando longe da lista dos assuntos mais badalados em marketing digital. Como esse canal é relativamente antigo comparado às novas ferramentas e estratégias de Marketing Digital, podemos apontar justamente isso como o grande culpado: os muitos anos de mal uso da ferramenta.
Então, para te ajudar um pouco a lidar melhor com esse instrumento tão importante, hoje temos algumas dicas para você que está começando ou que pensa em começar a usar e-mail marketing em breve.
Sua base de contatos é onde a magia acontece. E-mail marketing envolve comunicação da sua empresa com seus contatos, ou seja, pessoas, assim como você. É uma comunicação pessoal e direta, por isso um dos primeiros conselhos é: não compre uma lista de e-mails. Fazer isso pode parecer o caminho mais fácil, mas não é nem um pouco aconselhável pois só piora a imagem de sua empresa.
Pense o seguinte: qual sua reação quando alguma empresa de telefonia móvel (que não é a sua) liga para você no meio da tarde oferecendo um plano? Pois é, no e-mail acontece a mesma coisa. Indesejável, com qualidade ruim e com grandes chances de ser barrada nos filtros de e-mail.
Faça a sua própria lista! Lógico que é mais trabalhoso, mas para tudo se dá um jeito. As principais vantagens de se ter uma lista própria é que ela é extremamente qualificada (as chances de abertura e conversão são maiores), vantagem competitiva (seus concorrentes vão demorar para se infiltrar no seu meio se você tem uma lista boa) e, claro, a economia.
Pode, com certeza! Mas antes você deve prepará-la. É o que chamamos de higienização de mailing.
Com o tempo, muita gente muda de emprego, de e-mail, endereço e tudo mais. Sendo assim, quando você enviar e-mail para essa lista, será detectada a presença de muitos endereços inválidos, sinal de que sua lista não é bem preparada. Isso é um fator importante pois logo algum filtro de e-mail perceberá e aí você pode dizer adeus a chance de seus e-mails chegarem às caixas de entrada dos seus contatos. Para fazer isso, envie uma campanha leve, com conteúdo, para ir checando quais são os e-mails que estão dando problema e vá removendo-os.
Essa é a base para se começar a ter a noção do uso do e-mail marketing. Temos muito conteúdo para você em nosso e-book “O Guia Prático do E-mail Marketing”, que você pode obter GRATUITAMENTE clicando no banner abaixo.