Essa plataforma nasceu como um canal de fotografias e hoje também recebe pequenos vídeos. A cada atualização, o Instagram aprimora seus serviços e recentemente vem se consolidando também na parte corporativa por meio da incorporação de publicidade na sua linha do tempo.
Levando em conta o lado comunicólogo do aplicativo, o Instagram possibilita uma atração facilitada pelo sentido visual. A abordagem audiovisual é eficaz há um bom tempo e, tendo os recursos de imagem e vídeo como elementos principais, usar este meio para chamar a atenção do seu público-alvo pode te ajudar a obter êxito nesse nicho.
Com o formato já consolidado, podemos ver que os anúncios são inseridos de forma contextualizada, sem atrapalhar a linha do tempo de quem o usa, sendo inseridos de forma natural. Com base nisso, as empresas enxergaram aí uma oportunidade única de adentrar ainda mais em uma das redes sociais que mais cresceram nos últimos anos. Fato muito bom para os produtores do aplicativo e também para seus usuários.
Esse é o momento mais propício para que as empresas invistam cada vez mais na produção de conteúdo relevante para o Instagram, uma vez que a rede ficará mais competitiva com o passar do tempo. Ainda há muito potencial para que essa rede cresça ainda mais e é o caminho provável para os próximos anos.
O mais importante é adequar a sua mensagem ao meio. É preciso tentar onde se encontram os objetivos da sua empresa e o que pode ser feito por meio de imagens e vídeos que sejam interessantes para esse público. Em alguns casos isso é óbvio, para outros nem tanto, e em alguns ainda a rede teria pouco sentido. Não existe uma resposta pronta e sim uma interpretação de cada negócio.
Para chegar a essa interpretação, ajuda muito conhecer e pesquisar de fato os seus diferentes públicos, analisar a forma como as empresas do seu mercado e de outros estão utilizando a rede e colocar a criatividade para funcionar, encontrando maneiras de casar tudo com o interesse da sua empresa.
Para finalizar, defina bem seus temas e elabore uma grade de conteúdo, produza boas imagens, crie um conteúdo de qualidade e não se esqueça de postar com regularidade. Junte tudo isso aos seus objetivos de marketing e faça do Instagram mais uma ferramenta para o sucesso da sua empresa.