Por ser um canal relativamente antigo se comparado às novas ferramentas, as estratégias de Marketing Digital sempre incluem o E-mail Marketing, por ser uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre cliente e loja virtual, como para aumentar a conversão.
Para te ajudar um pouco a trabalhar melhor com essa ferramenta tão importante, temos algumas dicas para você que está começando ou que pensa em começar a usar e-mail marketing.
E-mail marketing envolve comunicação da sua empresa com seus contatos, ou seja, pessoas, assim como você, é uma comunicação pessoal e direta, então é melhor nem cogitar a possibilidade de comprar uma lista de e-mails. Parece o caminho mais fácil, mas não é nem um pouco aconselhável pois só piora a imagem de sua empresa.
Ninguém gosta de receber um telefonema no meio da tarde oferecendo planos, não é? Acontece da mesma forma com o e-mail. Indesejável, com qualidade ruim e com grandes chances de ser barrada nos filtros de e-mail.
É mais trabalhoso, mas há muitas vantagens de se ter uma lista própria, pois ela é extremamente qualificada (as chances de abertura e conversão são maiores), vantagem competitiva (seus concorrentes vão demorar para se infiltrar no seu meio se você tem uma lista boa) e, principalmente, é econômica! Não é maravilhoso?!
Claro que pode! Mas você precisa fazer uma higienização de mailing. Ou seja, você precisa prepará-la.
Depois de um tempo, muitas pessoas mudam de emprego, de e-mail, endereço e tudo mais. Sendo assim, quando você enviar e-mail para essa lista, será detectada a presença de muitos endereços inválidos, sinal de que sua lista não é bem preparada. Isso é um fator importante pois logo algum filtro de e-mail perceberá e aí você pode dizer adeus a chance de seus e-mails chegarem aos seus contatos. Para resolver isso, envie uma campanha leve, com conteúdo, para ir checando quais são os e-mails que estão dando problema e vá removendo-os.
Essa é a base para se começar a ter a noção do uso do e-mail marketing. Temos muito conteúdo para você, até a próxima dica!