Saber exatamente como divulgar uma loja virtual é um dos grandes segredos para quem deseja ter sucesso nesse segmento, pois o marketing no e-commerce é um dos fatores mais importantes dentro da estrutura deste negócio.
É claro que fatores como preço competitivo, entrega pontual e um atendimento de primeira também fazem parte dessa receita, mas a divulgação da loja virtual é quem, no final das contas, separa o joio do trigo.
Um dos maiores erros que os novos empresários do comércio eletrônico cometem é não ter um planejamento estratégico de marketing, pular essa etapa é simplesmente apontar sua bússola na direção do fracasso.
Além de orientar as diversas medidas que precisam ser tomadas para um marketing eficiente no comércio eletrônico, o planejamento estratégico também acaba gerando uma grande economia de recursos, pois com ele podemos criar uma verdadeira sinergia entre as diversas ações, potencializando o conjunto.
Para poder criar esse planejamento, em primeiro lugar você precisa conhecer as diversas ferramentas digitais para o seu negócio, como marketing de busca, e-mail marketing e marketing de relacionamento através das redes sociais. Dominando esses conceitos você poderá saber exatamente do que irá precisar e até mesmo como contratar e cobrar resultados.
O primeiro passo para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual é fazer uma análise detalhada dos recursos de marketing digital da própria plataforma. O marketing online moderno exige uma integração muito grande entre as ferramentas de divulgação e a própria plataforma de e-commerce.
Para que você tenha ideia, ferramentas de altíssima conversão, como links patrocinados e Facebook Ads, precisam estar conectadas diretamente à plataforma para que se possa rastrear de maneira precisa as conversões originadas desses canais.
Além disso, a plataforma também precisa ser flexível o bastante para poder incorporar todas as funções de monitoramento oferecidas pelo Google Analytics.
Para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual, essa é outra área que devemos tratar desde o início. O e-mail marketing figura como a terceira melhor fonte de acessos de alta conversão para divulgação de lojas virtuais, mas é preciso ter uma boa base de e-mails. Se você tem um mailing captado em seu negócio físico, este já é um bom ponto de partida.
Além disso, é importante que você prepare estratégias agressivas de captação de e-mails para construir um bom número de cadastro para fazer a comunicação da sua loja virtual. Atualmente, a divulgação de uma empresa na internet passa pela criação de laços de relacionamento cada vez mais fortes com seus clientes, e o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para isso.
Fazer a divulgação da sua loja virtual é uma tarefa que exige método e disciplina, mas os resultados valem a pena. Por isso é importante criar uma estratégia de marketing digital para o seu e-commerce e seguir essa estratégia de forma metódica. Como já dito anteriormente, se existe uma resposta de uma única palavra para como divulgar uma loja virtual, esta palavra é: Planejamento.
Fonte: Guia de E-commerce.