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3 cuidados essenciais na hora de planejar um e-mail marketing

31/03/2017
3 cuidados essenciais na hora de planejar um e-mail marketing

Sabemos que na internet empurrar ofertas da empresa goela abaixo do usuário não costuma funcionar muito bem. Por isso, é preciso ser relevante para atrair potenciais clientes e mantê-los por perto.

Contudo, não se pode esquecer de que, como a maioria das pessoas que chega até sua empresa ainda não está preparada para comprar, você deve primeiro convertê-las em Leads para depois iniciar um relacionamento com elas e transformá-las em clientes.

É nesse contexto que os e-mails promocionais são importantes. Aqui é bom ter em mente que “promocional” não quer dizer apenas e-mail divulgando promoções e produtos. O significado de promocional é no sentido de “promover uma oferta”, seja ela um conteúdo gratuito ou um produto de fato.

Os e-mails promocionais possuem um foco único na conversão, sem as diversas opções que um newsletter oferece. Por isso, tendem a ser muito mais efetivos em converter leads (possíveis clientes). Além disso, esses e-mails podem ser criados de forma simples, a um baixo custo e possuem uma capacidade de mensuração totalmente objetiva.

Se você já entendeu a importância do e-mail promocional, também deve saber que disparar uma campanha dessas pode ser um problema se você não possui um processo estruturado para isso, pois fica mais difícil detectar erros e acertos, afetando os resultados. Por isso, o ideal é seguir diretrizes para aumentar as chances de suas campanhas terem um impacto positivo.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas do que você deve conferir antes de disparar suas campanhas de e-mail promocional. Assim, você pode extrair o máximo de suas campanhas.

1. Planejamento

Antes de tudo, você precisa definir para quais personas enviará a campanha. Isso afetará todo o resto, pois, dependendo das personas para quem a oferta for direcionada, a abordagem, a comunicação, a apresentação do e-mail e até o conteúdo ofertado mudarão.

Depois disso, determine o objetivo da campanha, ou seja, qual é a finalidade de disparar esse e-mail.

Agora, escolha a segmentação. Para isso, tenha em mente as seguintes perguntas: Para quem irei enviar os e-mails? Quais informações das personas usarei para segmentar? Um exemplo de segmentação é a idade da persona, ou se ela trabalha em uma empresa pequena ou grande etc.

Por fim, é hora de planejar o conteúdo. Qual produto, desconto, oferta, promoção se encaixa melhor com a persona escolhida? Uma dica é fazer e-mails com conteúdos diferentes para cada persona para quem esta campanha for enviada.

2. Calendário

Em segundo lugar, você deve escolher o dia e horário do disparo. É importante lembrar que não há uma regra absoluta para o horário. E embora alguns dias, como sábado e domingo, costumem ser mais fracos para os disparos, isso vai depender muito do seu segmento de mercado, então teste diferentes variações e veja qual se encaixa melhor para sua empresa.

3. Conteúdo

Com o calendário estabelecido, faça o conteúdo propriamente dito. Para ficar mais fácil, sugerimos que você comece criando um outline do e-mail, ou seja, coloque em um documento a estrutura do texto do e-mail com os links que serão usados. Depois, coloque a mão na massa e produza os textos, desenvolvendo a estrutura criada no outline.

O próximo passo é pensar em pelo menos 5 assuntos (título do e-mail) diferentes e selecionar 1. Não se esqueça de que o título deve ser atrativo para estimular o clique. O ideal é que não passe de 50 caracteres. O último passo desta etapa é fazer uma revisão para detectar possíveis erros que tenham sido cometidos.

 

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