O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos que tem um diferencial das demais: o conteúdo compartilhado nela tem um tempo de duração determinado por quem o enviou. Por exemplo, caso você envie uma foto com 5 segundos de duração, a pessoa que receber a imagem só terá acesso a esta foto por 5 segundos. As pessoas retratadas em vídeos e fotos do “Snap” também possuem acessos a pincéis, emojis e outras personalizações para os seus conteúdos, gerando um humor ou um sentido diferente à imagem inicial.
Apesar de parecer um pouco banal e não profissional por muita gente, essa mídia pode sim trazer resultados positivos para a sua marca, principalmente se os seus produtos e serviços forem destinados ao sexo feminino, já que 70% dos usuários do Snap são mulheres. Existem cerca de 100 milhões de usuários ativos diariamente nessa rede. Mas como posso usá-lo de forma correta para gerar possíveis novos negócios para minha empresa?
Para ter sucesso no Snapchat, é importante que as pessoas saibam da existência do seu perfil. Por isso, divulgue o seu nome de usuário e informações relevantes para o público nas suas outras mídias sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, por exemplo. Muito mais do que simplesmente postar informações engraçadas e interativas, é importante fazer com que o seu público queira ver o seu conteúdo, buscando sempre aprender um pouco mais com ele. Ou seja, produza conteúdos relevantes, para garantir o interesse e o engajamento do público com a marca.
Este é um dos principais diferenciais que podem ser usados no Snapchat. Através dele, as marcas podem fazer grandes coberturas, mostrar os bastidores de eventos, produtos, e uma série de outras ações que vão ser consideradas exclusivas pelo público, apresentando também alta relevância. Assim o target vai querer acompanhar o seu perfil para estar sempre por dentro das novidades sobre o assunto tratado.
Mostrar os colaboradores, o ambiente de trabalho, alguma novidade que está por vir, possíveis parceiros ou qualquer outra informação do gênero pode ser interessante para humanizar a marca e manter o relacionamento com o público mesmo quando não se tiver ações concretas de venda. Além disso, o Snap também possibilita que os usuários compartilhem mensagens de texto, visando uma comunicação direta com seus clientes.
Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Snapchat e entendeu como as marcas procedem nessa mídia social, está pronto para colocar em prática e utilizar na sua própria empresa?