Empresas são feitas por pessoas que produzem bens ou serviços para outras pessoas. Sendo assim, estamos falando de relacionamentos diários que, mesmo sendo de cunho profissional, podem vim a causar dores de cabeça entre os colaboradores devido às divergências de ideias. Não somente no mercado de trabalho, mas em grupos de escolas, universidades, cursinhos e outros, o trabalho em equipe também está presente. Sendo assim, preparamos 5 dicas para você se aperfeiçoar dentro dos grupos os quais você pertence, visando otimizar a produção. Acompanhe!
Cada cabeça, uma sentença. A primeira coisa que você deve ter em mente e aceitar, é o fato de sermos criaturinhas distintas umas das outras. Gêmeos univitelinos (que dividem a mesma placenta) possuem características que os diferem, mesmo que isso não seja tão perceptível visualmente, com certeza suas ideias ao longo de suas vidas serão contrárias, pois o objetivo da natureza não é clonar pessoas ou qualquer outro ser vivo. Partindo desse pressuposto, não exija que os outros pensem como você!
Agora que você aprendeu que somos diferentes, uma boa tática para evitar conflitos futuros é o simples fato de saber ouvir. Não é porque você é líder ou diretor de um projeto que você estará sempre certo ou a decisão final será sempre a sua. Sempre temos o que aprender e evoluir enquanto seres humanos. Ouça e analise a posição dos seus colegas, são pontos de vistas distintos, mas que com certeza irão nos agregar em conhecimento! A palavra-chave aqui é humildade!
Trabalhar em equipe é diferente de trabalhar individualmente. Enquanto em um você automatiza a produção de acordo com suas ideias, no grupo você deve sempre compartilhar o andamento da sua parte no projeto, pois os outros dependem de você, do seu trabalho para o sucesso no final. Caso tenha dificuldades, peça auxílio ou mesmo que você não tenha cumprido com a sua obrigação, não transfira a culpa do insucesso para o outro, admita sua falha, pois um ambiente ruim pode se instalar!
Quem não gosta de ser reconhecido pelo bom trabalho? Afinal, um simples elogio é um propulsor para que sempre possamos estar produzindo melhor do que antes, além de melhorar a autoestima e você se tornar uma pessoa agradável no convívio em grupo. Só não exagere nas palavras bonitas, (a não ser que você tenha um sentimento mais forte por alguém da equipe rs).
Ser proativo é uma característica que, quando bem desenvolvida, pode auxiliar bastante no trabalho coletivo. Tomar iniciativa diante de situações diversas, ajudar na solução de problemas e inovar constantemente são exemplos de comportamentos proativos. Assim você estará mostrando ao grupo que todos podem confiar em você e delegar tarefas sem medo.
Contudo, para algumas pessoas o trabalho em equipe é mais prazeroso do que para outras, tendo em vista os diversos tipos de personalidades que existem. O mais importante é que cada um tem o seu tempo para se adequar às nuances que um trabalho em equipe envolve. Dessa forma, finalizamos com uma outra palavra-chave essencial: o respeito.