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3 benefícios que uma boa identidade visual trará para sua marca

13/07/2016
3 benefícios que uma boa identidade visual trará para sua marca

A identidade visual é uma forma de identificação, através de formas, imagens e sons, que tem como objetivo criar uma unidade, fazendo com que percebamos que se trata de um determinado anunciante e não de outro. Como o próprio nome sugere, sua função é dar uma identidade, uma “cara” a uma empresa, produto ou serviço. Pense em uma empresa famosa, a Coca-Cola, por exemplo. Você certamente tem a lembrança visual da marca em sua mente e talvez também tenha se lembrado do jingle (música de fundo) de algum comercial. São esses e outros os resultados que a produção de uma boa identidade visual trará a você, como empresa e também aos consumidores.

1. Viralizar

Você precisa ser lembrado. Se o seu produto é referência para seus clientes, isso significa que o resultado é positivo. Um exemplo disso é o da Bombril. O nome tornou-se referência no universo das esponjas de aço. Sua mãe ou avó, provavelmente já te pediram para ir comprar um “Bombril”, (se referindo que precisam de uma esponja, algo para lavar a louça suja). O mesmo acontece com outras marcas famosas que são referências em seus seguimentos, como a Gillette que produz lâminas de barbear. É muito comum, ainda hoje, que por exemplo, um pai peça a um filho que vá ao mercado comprar uma “Gillette” (na verdade ele quer algo que possa fazer a barba). Ou seja, a marca é confundida com o produto genérico que ela fabrica. É muita presença na nossa mente, não é mesmo?

2. Consolidar

Claro que não foi fácil alcançar os resultados que Bombril e Gillette alcançaram, isso exigiu muito tempo e empenho, mas serve de exemplo de como é uma maravilha ter uma identidade visual. Depois que sua marca foi “viralizada” de todas as formas e maneiras possíveis, é hora de tentar trabalhar na consolidação dela no mercado. Nesse estágio intermediário, com o auxílio que a identidade te trouxe até agora, você certamente já deve possuir alguns consumidores fiéis que apostam e acreditam na sua marca. Agora, pode surgir um aspecto bem bacana: a publicidade boca a boca – que é quando os seus fiéis consumidores contam por conta própria, com o maior prazer (e sem custo nenhum) para outras pessoas, o quão extraordinário são os produtos e serviços que a sua empresa tem a oferecer. Fantástico, não?

3. Renovar

Mas não é hora de pisar no freio e parar com tudo só porque sua loja está entupida de pessoas ou se o seu e-commerce está lento de tanta gente online querendo comprar. A identidade visual está sempre se renovando! Sim, as marcas vão mudando e se adaptando conforme surgem novas necessidades. Não é porque a Bombril e a Gillete são campeãs de vendas em seus segmentos que vão deixar de investir na sua “cara” e ficar com uma aparência desleixada. Uma manutenção de vez em quando é sempre bem-vinda! Uma passadinha ali, uma retocada lá, assim a sua marca vai se fixando nesse mercado cada vez mais disputado.

Resumindo: viralizar, consolidar e renovar. Essas são as principais qualidades que uma identidade visual traz. E aproveitando a oportunidade, como anda a aparência da sua?

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