O sistema em que vivemos conta com o trabalho desde seus princípios. Na sociedade atual, a palavra-chave é a produtividade, já que estamos cada vez com um número maior de itens a fazer e o prazo continua o mesmo. Nesse processo, você precisa aprender a como dosar seu tempo e evitar distrações que possam atrapalhar o seu ritmo usual, impedindo-lhe de fazer melhores trabalhos ou até mesmo de os concluir. Confira agora 4 situações que influenciam na sua produtividade no trabalho:
Essa é a primeira coisa que você deve fazer ao chegar no trabalho. Veja o que você tem que fazer nesse dia, coloque no papel e defina o que é prioridade e o que não é. Dessa forma, você não fica pensando que tem um caminhão de coisas a resolver, pois já sabe o que tem que ser feito. A partir daqui, é só meter a mão na massa e ir resolvendo uma coisa de cada vez, sem pensar demais no que ainda precisa ser feito para que sua cabeça não comece a ficar preocupado com itens paralelos e perca o foco do trabalho que precisa ser executado naquele momento. Se você fizer esse planejamento diário, pode evitar um dos erros mais comuns, que será falado no próximo tópico.
Ao fazer seu planejamento, você vê que tem muita coisa mesmo para resolver hoje. Aí você começa a ficar aflito pela quantidade de tarefas na sua pauta e perde totalmente o foco, tentando resolver todos ao mesmo tempo, sem focar especificamente em nenhuma. Resultado: você não consegue fazer nada certo, só perdeu tempo e se estressou mais ainda. Calma. Pare, respire, analise novamente o que deve ser feito e vá fazendo um item por vez. Arrume uma forma de se sentir satisfeito após acabar uma tarefa, como fazer um grande risco em cima dela no seu bloco de notas ou aquele momento mágico de assinalar o status da tarefa como “concluído”. Essas pequenas satisfações sem dúvidas melhoram o seu dia e fazem o trabalho ser um pouco menos caótico nos dias em que a pauta parece que vai te fazer explodir.
É simples como o título sugere: aprenda a dizer não. Saiba quando falar para seus colegas que você precisa de toda a concentração possível e que não pode ser interrompido, a não ser em casos emergenciais. Saiba a hora de negar um serviço requisitado por um colega pois não há tempo hábil para a realização daquela tarefa. Perceba como tudo está interligado, pois você dirá “não” por saber quais são suas tarefas prioritárias graças ao seu planejamento diário. É claro que você não precisa falar simplesmente “NÃO”, saiba como conversar com seu chefe ou colegas e explicar o porquê de você não poder executar aquela tarefa naquele momento. Logicamente, às vezes você precisa aceitar algumas tarefas, sendo assim...
Não tente fazer milagres, você é só um! Ao tentar fazer tudo você estará cometendo o erro citado no segundo tópico desse texto. Entenda primeiro que delegar funções é diferente de transferir responsabilidades e, mesmo que isso possa parecer mais uma função específica do chefe, entenda que é necessária para evitar que você sobrecarregue no trabalho. Converse com um colega que tem a capacidade para realizar aquele trabalho e veja que é possível se liberar um pouco de tanta tarefa que apenas fará você esquecer das suas prioridades e matará sua produtividade.
Como você pode ver com essas situações, a produtividade no trabalho é um assunto bem delicado, que envolve a mudança nos seus hábitos e uma adaptação para fazer as coisas dar certo. Você está disposto a fazer essa mudança? Acredite na gente: é para o melhor!