Uma coisa que todo mundo já está cansado de saber é o fato do nosso país estar sendo assombrado por uma crise, ou melhor, crises, no plural, pois tanto nos aspectos políticos, como econômicos e sociais, o Brasil passa por fortes reestruturações. Muitos brasileiros, que estão enfrentando dificuldades, encontraram na criatividade uma forma de “burlar” o nosso cenário desfavorável e prosperar em seus negócios.
A medida em que os dias passam, e novos episódios dessa “assombração” são adicionados, é possível encontrar inúmeras reações diferentes da população sobre este fato. Por exemplo, existem aqueles que só reclamam, do tipo “O Brasil não tem mais solução!”; os que são indiferentes à situação, ou seja, procuram disfarçar ou não tocar no assunto; e por último, os que veem na crise, uma motivação, uma oportunidade para fazer diferente, para criar.
Com as taxas de desemprego batendo novos recordes, soltar a imaginação e pôr em prática por conta própria as ideias pode render uma boa grana. Mas para se tornar um bom empreendedor em tempos difíceis é necessário mais do que ter boas ideias, pois ela, a criatividade não nasce assim, do dia para noite, ela é fruto das nossas experiências, as quais acumulamos ao longo do tempo e que estão sempre passando por transformações.
Independente de área no qual você pretenda inovar, deve-se ter em mente algumas questões para se obter o êxito, principalmente no início. Trabalhar por conta própria requer muito planejamento, quem é o meu público-alvo? Eu irei conseguir oferecer o suporte necessário para suprir as necessidades dos meus futuros clientes? A relação custo-benefício é satisfatória para ambas as partes?
E o mais importante: Estou preparado para enfrentar o mercado? Eu acredito em você! Não seja como apenas mais um no meio da multidão que só vê o lado negativo. Em todas as situações da vida temos as duas faces, assim como em uma crise, pode acreditar! Agora é a sua vez, invista no seu conhecimento e parta para ação!
Bons negócios!